16 de setembro de 2010

Rede Social é tema de debate por estudantes de comunicação

Por Cláudio Gomes

Escute o debate na íntegra


Na terça-feira (14), dia em que o twitter, site de relacionamentos mais badalado dos últimos anos anunciou estar de cara nova, os estudantes do 2º período de jornalismo da Joaquim Nabuco, unidade Recife, resolveram levar o tema à mesa redonda e registrar o conceito de cada um, nos estúdios de rádio da Instituição.
Com o objetivo de instigar o debate sobre rede social, os editores do Blog de Comunicação, Cláudio Gomes, Clauber Santana, Eloíse Poliana, Ítala Alves convidaram, Eduardo Carneiro e José Alberto ambos também estudantes de jornalismo, para falar sobre o resultado que a rede proporciona em vários segmentos, como por exemplo no jornalismo, na política, na economia, etc.

Durante o debate os participantes citaram como forma de expectativa, a campanha política; quando questionado, quais candidatos à presidência estavam tirando mais vantagens das redes socias, as opiniões se dividiram. Para Eduardo Carneiro, José Serra (PSDB) tem maior respaldo dos twiteiros. Já de acordo com José Alberto, a candidata Marina Silva (PV) é recepcionada de forma mais ampla pelos internautas. Clauber Santana lembrou, que muito antes da campanha eleitoral o candidato tucano já tinha um número grande de apoio na rede.

Todos lembraram da mesma idéia, de que a rede social é uma estrutura da sociedade composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

Muito embora um dos princípios da rede social seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

Twitter de cara nova - A principal mudança é no design da página. Serão integradas, ao lado direito da tela, onde tinha informações sobre os seguidores e sobre os temas mais comentados – rashtagas –, vários tipos de mídias em parcerias com alguns sites como Flickr, Youtube e Twitpick.

Além disso, o usuário pode obter informações sobre retwittes, buscas, posts e sobre usuários com apenas um clique, que exibirá as informações na própria página, do lado direito. As mudanças vão levar algumas semanas para atingir todos os usuários, que poderão optar pela mudança, pelo menos por enquanto, para se adaptar.
FICHA TÉCNICA
Participantes: Cláudio Gomes, Clauber Santana, Eduardo Carneiro, Eloíse Poliana e José Alberto
Foto: Ítala Alves
Colaboração no áudio: Eloíse Poliana
Apoio técnico: Jota Maurílio

Um comentário:

  1. Olá, Parabéns o blog está otimo!
    sempre muito bem att.


    Eu sou aluna de comunicação da manhã !

    vocês , realmente estão a frente da nossa turma com está iniciativa do blog.

    parabéns !

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