21 de setembro de 2010

Lançamento dos Minidicionários de Termos e expressões de grupos sociais

Enviada pelo prof° Edson Lima

EVENTO: Exposição dos resultados do projeto de extensão acadêmica: Minidicionários de Termos e Expressões de Grupos Sociais.

A Língua Portuguesa é dinâmica, social e histórica. Por isso, cada grupo social a usa e a (re)cria conforme a sua criatividade e necessidade, sem se descuidar de uma unidade lingüística que a une a outros e diferentes grupos.

O estudo dessas variantes lingüísticas torna mais atrativo o ensino e a aprendizagem de graduandos em comunicação social. Esses acadêmicos iniciam-se numa tarefa que lhe é(será) comum durante o exercício profissional: o uso, o entendimento, a análise etc., o uso de diferentes linguagens em relações contextuais diferentes.

Portanto, a realização dessas pesquisas e sistematizações vêm corroborar para um aprendizado mais eficaz e contextualizado da comunicação e expressão em Língua Portuguesa.

OBJETIVO:

GERAL:
Promover estudos e pesquisas sobre diferenças lingüísticas quanto ao uso da língua portuguesa por grupos sociais.

ESPECÌFICOS:
• Identificar e caracterizar o grupo social selecionado quanto: história social, movimentos, manifestações culturais;
• Classificar em ordem alfabética os termos e expressões próprias dos falantes do grupo social;
• Organizar no formato de um livreto os resultados da pesquisa.

RESPONSABILIDADE SOCIAL: apoiar o Lar Batista Elizabeth Mein – LARBEM, que é uma Casa de Acolhimento de meninas vitimas da violência doméstica e da rua, com a doação de gêneros alimentícios e kits de higiene pessoal.

AQUISIÇÃO DO DICIONÁRIO: pela troca de 01 kg de alimento não perecível ou por 01 kit de higiene pessoal

DATA: 21/09/2010

HORÁRIO/LOCAL: Manhã: das 8:30 às 9:40, no hall do 2º andar
Noite: 19:30 às 20:40, no hall do 5º andar

PÚBLICO-ALVO: alunos da FJN, interessados em pesquisas na área de Linguística e comunicação social; os grupos sociais envolvidos nas pesquisas.

CURSO/TURMAS/QUANTIDADE ENVOLVIDA:
Comunicação Social – Jornalismo e Propaganda e Publicidade
Disciplina; Comunicação e Expressão
Turma: 1º NA( 45 alunos ) e 1º MA ( 49 alunos) = 94 alunos

TEMÁTICAS DO MÍNI-DICIONÁRIOS: 09 temáticas; 900 dicionários; mais de 5.000 verbetes.

Manhã:
•Linguagem de Tribos urbanas;
•Significados e origens dos nomes
•Gírias dos adolescentes
•Linguagem dos Profissionais da Comunicação Social

Noite:
•Gírias e jargões do Surf
•Palavras em desuso
•Linguagem da agroecologia em Pernambuco
•O dialeto dos presídios
•A linguagem de Karate-do

ATIVIDADES EXTRAS: além dos míni-dicionários, os grupos de trabalho fizeram a elaboração de estratégias de propaganda para atrair expectadores e interessados via web, radio, panfletagem, banners etc

EXPECTATIVAS: “são as melhores possíveis. O que empenho e a dedicação dos graduandos de Comunicação Social (1º NA e MA) tem sido além do esperado. Demonstram que, desde o início do curso, são profissionais responsáveis, criativos, abertos a desafios, estrategistas e humanos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário