30 de setembro de 2010

A força da internet nas eleições 2010

Por José Alberto, graduando do 2º período de Jornalismo

A internet vem sendo utilizada nesta eleição como instrumento de denuncias, reclamações e opiniões, e também de muita difamação. Nos dias finais da campanha eleitoral, os internautas, reforçam e expressa nas redes sociais em quem vai votar e outros promovem uma campanha contra candidatos e candidatas.

No Orkut, existem 40 comunidades contra a candidata Dilma Rousseff (PT) com o título “Eu odeio Dilma”, e a circulação de uma mensagem “Anti-Dilma” com propostas falsas. Os blogs e Twitter colocam muitas críticas em relação às propostas do candidato José Serra (PSDB), principalmente, depois de suas declarações contra os blogueiros. A candidata Marina Silva (PV) sofre um boicote em relação a sua parceria com o presidente da Natura, no e-mail que está circulando, diz: “Marina – A Traidora dos Índios”. Portanto, a internet se mostra uma mídia importante para promover e destruir candidaturas, como também um meio de pesquisa sobre a trajetória de vida dos políticos e ajuda nas escolhas dos candidatos.

Por outro lado, as mídias sociais contribuem para tal desejada reforma política, além da construção de uma campanha antidemocrática no mundo digital.

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